sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ourang Medan


Em junho de 1947, vários navios receberam mensagens frenéticas de código Morse do cargueiro holandês Ourang Medan. Vários deles responderam. A mensagem informava que “Todos os agentes, incluindo o capitão, estão mortos deitados na casa de navegação e na ponte. Possivelmente tripulação toda morta”. Uma segunda mensagem foi recebida pouco depois. Desta vez, uma voz no rádio dizia simplesmente “Eu morro”. Postos de escuta holandeses e britânicos conseguiram triangular a posição do navio. Depois de várias horas, um navio alcançou o cargueiro. Uma equipe pequena embarcou no aparentemente intacto Ourang Medan. Eles chegaram à ponte onde um rádio estava tocando. Vários membros do navio, incluindo o capitão, foram encontrados mortos. Mais cadáveres foram descobertos na plataforma de carga, incluindo um cão congelado. Nenhum sobrevivente foi encontrado a bordo.

O mais preocupante era a natureza dos corpos, todos congelados olhando para cima, em direção ao sol, os braços estendidos, as bocas abertas, e um olhar de horror imenso nos rostos. A sala de comunicações revelou o autor da mensagem de socorro, também morto, a mão ainda sobre a chave do aparelho, os olhos bem abertos e os dentes arreganhados. Estranhamente, não havia sinais de ferimentos ou lesões em qualquer um dos corpos. A tripulação do navio de resgate tentou entrar na baía de carga, mas uma pequena explosão de origem desconhecida resultou em um inferno incontrolável. Derrotados, eles foram forçados a abandonar o navio. Em poucos minutos, o Ourang se afundou nas profundezas do oceano. Embora não existam registros claros de um navio com o nome Ourang Medan, muitos teóricos da conspiração acreditam que o navio estava agindo sob um nome falso, transportando algo que “oficialmente” não existia. Especulações envolvem piratas matando a tripulação e sabotando o navio, embora isto não explique os trejeitos peculiares e a ausência de lesões nos cadáveres. Outros afirmaram que nuvens de metano e outros gases nocivos naturais poderiam ter borbulhado de fissuras no oceano e afundado o navio. Alienígenas e fantasmas também tem espaço nas teorias. O destino do navio e sua tripulação permanecem um mistério.


A mais antiga referência conhecida para o navio é que o incidente está na edição de maio de 1952 dos Anais do Conselho da Marinha Mercante , publicado pela Guarda Costeira dos EUA. A palavra Ourang significa em malaio ou indonésio "homem" ou "pessoa", enquanto Medan é a maior cidade da ilha indonésia de Sumatra , dando uma tradução aproximada de "Homem de Medan" . Contas do acidente do navio apareceram em vários livros e revistas. Sua precisão factual e até mesmo a existência do navio, no entanto, não são confirmados, e os detalhes de construção do navio e da história, se houver, permanecem desconhecidos. Pesquisas para o registro oficial ou registros de investigação de acidentes não têm tido sucesso.

A primeira aparição da história é uma série de três artigos no jornal holandês indonésio De LOCOMOTIEF: Samarangsch Handelsen Advertentieblad (03 de fevereiro de 1948, 28 de fevereiro de 1948, e 13 de março de 1948). Embora a história é basicamente a mesma que as versões posteriores, existem diferenças significativas. O nome do navio que encontrou o Ourang Medan nunca é mencionado, mas o local do encontro é descrito como 400 milhas náuticas a sudeste das Ilhas Marshall. O segundo e terceiro artigo descreve as experiências do único sobrevivente da tripulação do Ourang Medan, que foi encontrado por um missionário e nativos em Toangi nas ilhas Marshall. O homem, antes de perecer, diz ao missionário que o navio estava transportando uma carga mal estivada de ácido sulfúrico, e que a maioria da tripulação morreu por causa das emanações venenosas que escaparam de recipientes quebrados. De acordo com a história, o Ourang Medan estava navegando a partir de um pequeno porto chinês sem nome para a Costa Rica, e deliberadamente evitando as autoridades. O sobrevivente, um alemão não identificado, morreu depois de contar sua história para o missionário, que contou a história para o autor, Silvio Scherli de Trieste, na Itália.

O jornal holandês conclui com um aviso: Esta é a última parte de nossa história sobre o mistério do Ourang Medan. Devemos repetir que não temos quaisquer outros dados sobre este "mistério do mar". Também não podemos responder a muitas perguntas não respondidas na história. Pode parecer óbvio que este é um romance de emocionante do mar.

Possível acidente


De acordo com a história, em algum momento ou em torno de junho de 1947 e fevereiro de 1948, dois navios americanos que navegam no estreito de Malaca pegaram mensagens de socorro do navio mercante holandês Ourang Medan. Um operador de rádio a bordo do navio conturbado enviou o seguinte código Morse mensagem: "SOS do Ourang Medan . Pedimos o auxílio de qualquer embarcação próxima. Todos os oficiais inclusive o capitão estão mortos, caídos na sala de mapas e na ponte. Provavelmente toda a tripulação está morta". Poucos pontos e traços confusos depois duas palavras vieram claramente. Eram "vou ... morrer". Então, nada mais.

Quando a tripulação do Silver Star localizou o Ourang Medan, o navio foi encontrado cheio de cadáveres. Seus olhos estavam arregalados, os braços em prontidão, as faces contorcidas em agonia e horror indescritíveis. Até mesmo o mascote do navio, um pastor alemão, estava morto. Quando eles tentaram rebocar o navio para a costa, houve um incêndio no compartimento de carga quatro. A equipe teve que sair às pressas, mas antes precisou remover a corrente fixada, uma vez que o estrondo deixava claro que o Ourang Medan estava condenado. Tremendas explosões obrigaram o Silver Star a se afastar rapidamente. De uma distância segura, eles assistiram o navio adernar com a água entrando pelos porões e em poucos minutos afundar.


Teorias


Materiais de carga perigosa inseguro


Existe a hipótese de que o Ourang Medan poderia ter sido envolvido em operações de contrabando de substâncias químicas, tais como uma combinação de cianeto de potássio e nitroglicerina. De acordo com estas teorias, a água do mar teria entrado pelo porão do navio, reagindo com a carga para liberar gases tóxicos, que, em seguida, levaram o grupo a sucumbir à asfixia ou envenenamento. Mais tarde, a água do mar teria reagido com a nitroglicerina, fazendo com que o fogo e explosão relatada.


Envenenamento por monóxido de carbono


Outra teoria é de que o mau funcionamento no sistema de caldeira do navio pode ter sido responsável pelo naufrágio. Escapando monóxido de carbono teria causado a morte de todos a bordo, com o fogo lentamente ficando fora de controle, levando à destruição definitiva do navio


Fenômenos paranormais


A história já apareceu em várias revistas e livros, começando com um artigo de 1953 na Fate Magazine. Autores como Jessup especulam que a tripulação poderia ter sido atacada por OVNIS ou forças paranormais antes de suas mortes. A prova circunstancial citado por estas fontes inclui a aparente ausência de uma causa natural da morte, as expressões supostamente aterrorizados nos rostos dos mortos, e os rumores de que alguns dos mortos estavam "apontando" para com um inimigo desconhecido.


Ceticismo


Uma pesquisa realizada com a marinha mercante de vários países, incluindo a Holanda, não encontrou nenhum registro de embarcação com esse nome, nem de qualquer investigação sobre seu destino. Enquanto afirmasse que a história pode ser completamente fictícia.

Um comentário:

  1. Olá, queria saber ais sobre o Ourang Medan. só isso que sabem?

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